Empreendedorismo no Mercado da Beleza
Muitos setores sofreram com a chegada da pandemia no Brasil. O mercado da beleza seguiu em crescimento nos últimos anos, mesmo quando todos apontavam crise financeira. Em 2020 profissionais do ramo precisaram se reinventar, buscando as vendas on-line e, no caso dos cabeleireiros, usando as redes sociais para que as clientes não se esqueçam do salão. A maquiagem, considerada um item não obrigatório dentro de casa, ganhou destaque para a participação de lives e reuniões. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosmética (ABIHPEC), o setor teve um modesto crescimento de 0,6% em faturamento entre janeiro e maio. E foi comemorado, devido a situação atual.
Se reinventar é a palavra de ordem. No mercado da beleza há diversas oportunidades para quem deseja trilhar um novo caminho. As consultoras de beleza estão investimento cada vez mais nas mídias sociais para dar continuidade aos seus trabalhos, desenvolvendo perfis profissionais com a ajuda de apps, como o Do It, e angariando novas clientes no mundo virtual. A Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontou que o empreendedorismo no Brasil deve alcançar uma proporção de 25% do total da população adulta. As mulheres são as que mais embarcam em criar seus próprios negócios. Em tempos de crise a criatividade brasileira sempre aparece, buscando formas de driblar as dificuldades do dia a dia e garantir o sustento de casa. Para quem deseja crescer no mercado da beleza precisa empreender nas mídias sociais para se tornar conhecida e ter mais acesso a novas oportunidades de vendas. Investir em uma boa imagem nas redes sociais é o primeiro passo para comunicar de forma estratégica e clara sobre o que você oferece. Aproveite o crescimento no setor, comece como consultora de beleza e comece a trilhar o seu próprio negócio.